Biografia

Daniel Sampaio
Daniel José Branco de Sampaio

Daniel José Branco de Sampaio é um psiquiatra e escritor português.

Nasceu a 8 de setembro de 1946 na Maternidade do Hospital da CUF, em Lisboa.
Filho de Arnaldo Sampaio e de sua mulher Fernanda Bensaúde Branco (filha de Fernando Branco e de Sara Bensliman Bensaúde) é também irmão do ex-Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio.

Viveu em Sintra, até aos seus 15 anos, onde nunca frequentou colégios religiosos, ao contrário das outras crianças, por influência do seu pai que defendia o ensino laico e o ensino público. Brincava todos os dias no jardim da sua casa e ia a pé para a escola passando pelo centro de Sintra e relacionando-se com outras classes sociais, graças, novamente ao seu pai, conhecido médico da região.

Desde bebé teve um gato, chamado Jimmy, que viveu até aos seus 18 anos, quando estava na faculdade.

Teve uma educação com regras, que estimulava a sua participação, havendo uma forte comunicação na família, apesar da diferença de idades entre os filhos ser de sete anos ( o seu irmão Jorge é sete anos mais velho).

Nunca foi um adolescente rebelde mas sim “participativo”, em casa e na escola, tendo como limite o lema do seu pai, “liberdade e responsabilidade”.

Aos 16 anos a família mudou para Lisboa, quando o irmão Jorge acabara a faculdade. O pai tinha comprado um pequeno apartamento em Campolide, onde passaram a residir.

Trabalho, rigor e verdade, foram os valores mais importantes passados pelos seus pais. O pai nunca parava de trabalhar para ter férias. Seguiu a carreira de Saúde Pública e foi mais tarde Diretor-Geral da Saúde. Foi também de seu pai a conceção do Plano Nacional de Vacinação, tendo contribuído também para a criação dos Centros de Saúde, que antecederam o Serviço Nacional de Saúde (SNS), criado depois do 25 de Abril.

Aquando da frequência do ensino secundário, no Liceu de Pedro Nunes, debateu-se com a escolha académica. Ponderou Letras, mas a Filosofia levou-o à Psiquiatria.

Foi colega de curso da sua futura mulher, Maria José Cabeçadas Ataíde Ferreira. Estudava com duas colegas Maria José e Maria do Rosário. Casou com Maria José e Maria do Rosário foi madrinha do casamento. O namoro tinha começado no 4º ano da faculdade. Acabaram o curso em outubro de 1970 e casaram-se em Dezembro desse ano.

Tem 3 filhos, João é advogado, nasceu em 1971, Miguel é psicólogo, nasceu em 1975 e Daniel é biólogo, nasceu em 1976.

É atualmente avô de sete netos, que adora, admitindo que é uma espécie de paixão. Passa o verão com alguns netos nas Azenhas do Mar, numa casa que era dos pais, tendo já escrito dois livros com o neto Gonçalo, contando com ilustrações do neto Francisco. Gosta de se relacionar com todos os netos sem exceção, tendo ainda especial interesse na geração para atualização dos comportamentos, interesses e tendências dos jovens.

Toma semanalmente, aos sábados de manhã o pequeno-almoço e café com o seu irmão Jorge e o Dr. Francisco George, amigo desde os seus 17 anos.

É adepto do Sporting Clube de Portugal, onde foi vice-presidente da Assembleia Geral do clube, sendo o sócio nº 4.345 do mesmo.

Gosta de ouvir música, ver futebol, brincar com gatos e de ler, nomeadamente romances.