Última Lição

Última Lição

Este texto constitui a versão alargada da Lição de Jubilação («Última Lição»), proferida pelo Professor Daniel Sampaio na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 26 de outubro de 2016.

«O júbilo que sinto fica ajustado ao momento da jubilação. Esta é a lição de jubilação, como alguns preferem designar, onde se faz um balanço de uma vida de docente e se deixam funções na academia. Prefiro chamar mesmo «última lição», porque as aulas que porventura ainda venha a dar serão sempre complementos do que foi conseguido durante a fase plena do meu exercício profissional.»
Daniel Sampaio

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722128292 / 9789722128308
Publicação: 2016

Sala de EsperaSala de Espera

Neste novo livro de Daniel Sampaio encontramos algumas respostas para temas dos nossos dias. Algumas questões tratadas para as quais encontrará propostas de solução:

  • Como proceder perante a utilização excessiva dos computadores pelos mais novos.
  • O que se entende por alienação parental, guarda partilhada e responsabilidades parentais em divórcios litigiosos.
  • O que são pais tóxicos e como podem os filhos reagir.
  • O padrasto pode fazer de pai ou não? O livro diz que sim.
  • Por que razão está tão difícil a relação entre o professor e o aluno nas nossas escolas? Que poderemos melhorar?
  • Vale a pena ensinar Os Lusíadas como se faz agora?
  • Que atitude tomar perante os jovens que bebem em excesso?
  • Que fazer com as recordações do Natal da nossa infância?
  • Vale a pena acreditar na mentira do ranking das escolas? O autor diz que não.

Se gosta de ler também aqui encontrará críticas a livros de ficção. Se prefere cinema leia também apreciações a filmes recentes. São textos curtos que não o deixarão indiferente.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722127981 / 9789722128049
Publicação: 2016

O Tribunal é o ReuO Tribunal é o Réu

O Tribunal é o Réu – As questões do divórcio está dividido em duas partes. Na primeira, analisa-se o caminho seguido por um casal em contacto com o sistema judicial: fala-se do ambiente do tribunal, do papel dos juízes, procuradores e advogados, do atraso e da qualidade das decisões e de várias situações que têm de ser vividas por pais e crianças. Fazem-se algumas propostas, colocando a criança em risco como protagonista de um novo olhar sobre estas questões.
A segunda parte conta como a história de amor de um jovem casal caminhou para um divórcio difícil, em que muitas das situações referenciadas na primeira parte do livro foram vividas com angústia e dor. Sendo uma história ficcionada, a sua semelhança com a realidade não é coincidência, já que foi construída a partir de relatos de vários casais que viveram divórcios traumáticos.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722127196 / 9789722127202
Publicação: 2014

Diários dos Tempos de CriseDiário dos Tempos de Crise

Este livro consiste numa colectânea de artigos de Daniel Sampaio publicados na revista dominical do jornal Público.
Nesses artigos Daniel Sampaio trata uma vasta variedade de temas – Os que são tratados mais vezes são relativos à escola, aos problemas das famílias, aos problemas dos jovens. Mas também trata de problema políticos e sociais. Neste conjunto, a crise actual está quase sempre presente, porque ela de facto afecta todos os aspectos da vida. Até a crise do Sporting , à qual Daniel Sampaio esteve ligado, merece um artigo.
Em resumo, é uma reflexão que o autor faz com os seus muitos leitores sobre problemas que, directa ou indirectamente, a todos dizem respeito.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722126441 / 9789722126458
Publicação: 2013

Crime na Casa AbandonadaCrime na Casa Abandonada

Os três amigos Rafael, Simão e Manel estão em plenas férias de verão. Mas as aventuras nunca tiram férias, muito pelo contrário: e nesta pacata vila perto do mar há uma casa abandonada muito, muito suspeita e irresistível à curiosidade dos rapazes. Haverá um crime a desmascarar? Haverá culpados? O três amigos vão descobri-lo com inteligência, coragem e uma dose de imprudência que, naturalmente, nem sempre agrada aos pais.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722126182 / 9789722126199
Publicação: 2013

Labirinto de MágoasLabirinto de Mágoas

Numa época como a nossa, em que cerca de metade dos casamentos terminam em divórcio, o problema torna-se sério e não deixa ninguém indiferente.

Pode dizer-se que todos nós, direta ou indiretamente, somos atingidos pelo fenómeno e pelas suas consequências, e que todos nós, ainda que em diferente medida, temos que o enfrentar. Que fazer então? Neste livro que agora entrega ao público – Labirinto de Mágoas. As crises do casamento e como enfrentá-las – Daniel Sampaio conduz-nos numa reflexão tão profunda quanto ampla sobre todos os aspetos da questão: como se manifestam, e quais são, os primeiros sintomas da desagregação do casal; como detetar esses sintomas e como adotar perante eles uma atitude crítica; como lidar com os filhos dentro de um casamento que se desagrega; que papel pode ter a família de cada um dos cônjuges; qual o papel e virtudes da terapia conjugal; como conduzir um divórcio (se for esse o caso) com o menor número de danos. No final de cada tema existe a rubrica.

O livro conta ainda com um capítulo dedicado aos conflitos próprios da conjugalidade gay e lésbica.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722125895 / 9789722125901
Publicação: 2012

Crime na EscolaCrime na Escola

O Colégio Um por Todos não é muito diferente da cidade cinzenta que o rodeia: antigo, com más instalações, uma escola do 3.º ciclo e secundário. Na turma mais conhecida, o 7.º B, há três amigos inseparáveis e muito populares: o Rafael, o Simão e o Manel. Na escola acumulam-se os acontecimentos estranhos e cria-se um clima de tensão, que culmina na descoberta de um crime. Quem será o culpado? Com inteligência e coragem, os amigos vão deslindar o mistério. Um movimentada história policial, escrita duas mãos por autores de gerações diferentes: avô e neto.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722125482 / 9789722125499
Publicação: 2012

Da Família da Escola e umas Quantas Coisas MaisDa Família da Escola e umas Quantas Coisas Mais

Este livro contém uma seleção das crónicas publicadas na revista Pública, do jornal Público, nos anos de 2010 e 2011. Foram divididas por quatro capítulos: Da Família, Da Escola, Da família e da Escola e Compromisso. A publicação destes textos deve-se ao interesse dos seus habituais leitores no jornal, que manifestaram gosto em conservar algumas das ideias expressas na coluna semanal de Daniel Sampaio. «Defendo a necessidade de nos preocuparmos com o que nos rodeia, com especial atenção para os que estão próximos, sobretudo se forem mais vulneráveis. E acredito na possibilidade de conseguirmos melhorar as famílias e as escolas se nos dedicarmos de facto à sua transformação quotidiana.»
Daniel Sampaio

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722124195 / 9789722125178
Publicação: 2011 / 2012

Memórias do Futuro - Narrativa de uma FamíliaMemórias do Futuro

Com 78 anos de idade, o narrador e personagem principal deste novo livro de Daniel Sampaio é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens da sua idade – o casamento de um neto. Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória. Começa por esse neto, Afonso, que o fez sentir velho pela primeira vez, aos 60 anos; aqui recupera a memória de Luísa, a colega na escola onde ambos ensinavam e partilhavam projectos e sonhos profissionais; recua até aos 40 anos, à figura de Mariana, sua mulher e companheira de sempre, mas que por esta altura da vida o confronta com a fragilidade das relações humanas, a começar pelo amor; e enfim, chega aos 20 anos, à adolescência e à juventude, onde tudo começa, para o bem e para o mal.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722121385 / 9789722123495
Publicação: 2010 / 2012

Porque SimPorque Sim

Família. Escola. Política.
Porquê? Porque sim. Pois, como diz o autor, «continuo a acreditar que vale a pena participar e que o caminho estará na atenção aos sentimentos do outro e à possibilidade de nos reconectarmos a todos os níveis. Num momento em que se privilegia a socialização à distância pela Internet, nunca é demais salientar a importância de criar proximidade com quem está ao alcance do nosso olhar, num movimento renovado de criação de laços afectivos tanto quanto possível duradouros».

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722120678 / 9789722123228
Publicação: 2009 / 2012

A Razão dos AvósA Razão dos Avós

Perante a diversidade actual dos modelos familiares, fará sentido continuar a falar da importância da família? Os valores que cimentaram a História de uma geração devem ser esquecidos ou, pelo contrário, transmitidos aos mais novos? A fragmentação de muitos casais pelo processo de divórcio conduz sempre a um corte emocional com a família alargada, ou pode proporcionar uma reflexão sobre a continuidade dos elos significativos através das diversas gerações?
Qual o papel dos avós: transmissores de afectos sem regras ou, pelo contrário, a garantia de continuidade da família? Como se pode educar nos tempos de hoje, em que alguns reclamam mais autoridade e outros parece recearem a palavra?

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722120098 / 9789722123105
Publicação: 2008 / 2012

Lavrar o MarLavrar o Mar

Doze anos depois da publicação do seu conhecido livro Inventem-se Novos Pais, Daniel Sampaio actualiza as questões de relacionamento entre pais e filhos adolescentes.
Lavrar o Mar propõe um novo olhar sobre o quotidiano das famílias: é tempo de responsabilizar os jovens pelos seus comportamentos, é o momento para deixarmos de os considerar seres imaturos a quem não podemos pedir contas. Nesta obra, salienta-se a decisiva importância de uma infância organizada à volta do amor e da disciplina, como garante de uma adolescência saudável; estimulam-se novas formas de diálogo entre pais e filhos, sem esquecer que a decisiva palavra tem de caber aos mais velhos; e são dados numerosos exemplos de possíveis conflitos quotidianos como os horários, os dinheiros, os prémios e os castigos, a Internet, o sexo, o álcool e as drogas.
Em correspondência com Eulália Barros, o tema da escola é revisitado e são apontadas novas linhas de reflexão sobre o ensino e a aprendizagem.
Escrito de forma clara e acessível, mas sedimentado numa vasta experiência do autor no trabalho com adolescentes, Lavrar o Mar é uma obra indispensável a pais e educadores e um oportuno momento de reflexão para os mais jovens.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722118231 / 9789722123051
Publicação: 2006 / 2012

Árvore sem VozÁrvore Sem Voz

“Árvore sem Voz”, o novo livro de Daniel Sampaio, reúne um conjunto de crónicas e uma peça de teatro, a versão teatral de “Vagabundos de Nós”. As crónicas foram publicadas na revista XIS, do jornal Público, entre Abril de 2003 e Julho de 2004. Abordam diversos temas, mas no seu todo traduzem as preocupações do Autor sobre os jovens, a escola e a família. Apesar de diferentes, centram-se na comunicação entre pais, filhos, professores, alunos. Daniel Sampaio recorre a pequenos episódios para demonstrar a importância da ligação entre gerações e para salientar, uma vez mais, como esse vínculo é a influência mais determinante para o futuro dos mais novos.
Tudo se processa, afinal, a partir da comunicação familiar. E tal como uma árvore se pode considerar sem voz quando os seus ramos crescem desordenados, também uma família pode não sobreviver se perpetuar o silêncio que a invadiu.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722116473 / 9789722122924
Publicação: 2004 / 2012

Vagabundos de nósVagabundos de Nós

Diogo (o filho) e Luísa (a mãe) introduzem-nos no seu mundo muito próprio através de uma permuta de confidências para a qual, enquanto leitores, somos solicitados. Diogo nasce. Diogo cresce. Luísa observa-o, em permanente sobressalto. Diogo é diferente. Nas atitudes, nos gostos, na sensibilidade, nas amizades que procura. Sente-se perdido. Não pertence a nenhum lugar. Não se «identifica». Luísa apercebe-se do sofrimento e dos permanentes conflitos íntimos do filho. Mas tem relutância em admitir aquilo que, afinal, sabe. Sempre soube. O instinto de protecção que desenvolve cada vez com mais intensidade resulta num mundo a dois, isolado do restante núcleo familiar. Um mundo que ambos partilham e percorrem numa autêntica via dolorosa. No diálogo franco e livre que sempre mantiveram, só tardiamente as palavras cruamente descodificadoras de tanta amargura aconteceram (Mãe, sou homossexual). Diogo, que fazer quando nos sentimos diferentes? Luísa, como gerir a tua frustração, a dor infinita que te consome ao tomares consciência de que este filho tão amado não te dará nunca os netos que adorarias ter, e que cultural e socialmente sabes representarem o paradigma da continuidade da família? Será suficiente a tua quase inesgotável capacidade de compreensão, de paciência, de amor? Ler estas páginas é apreender uma experiência duríssima. É reflectir profundamente sobre “o outro”. Porque ser diferente não é uma questão de escolha. Vagabundos de Nós aborda o que de melhor e de pior há em cada ser humano, deixando em aberto as pistas para a problemática da condição de não haver escolha. Basta, com a humildade que dignifica, querer seguir essas pistas.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722115759 / 9789722123273
Publicação: 2003 / 2012

Lições do AbismoLições do Abismo

Irene e Filomena, as mães, Sónia e Miguel, os filhos. Daniel Sampaio, o elemento aglutinador e reflexivo em breves incursões nos relatos-monólogos que nos vão desvendando os conflitos. E uma Casa Encantada, ponto de chegada e de passagem para a fuga. São estes os vértices de que partimos para uma viagem ao âmago do abismo em que estas quatro personagens mergulham. E arrastam-nos com elas até ao vórtice, onde os silêncios não se escutam, onde as palavras não se compreendem, onde os desencontros emergem, onde a solidão dói, a ideia da morte surge como libertação, a dor física auto-infligida serve para «trocar dores» e alivia, e a crueldade entre os jovens pode atingir o limite. Que preço tem de se pagar por se ser diferente? Em que momento a personalidade se modifica e porquê? Quando é que o ténue fio do equilíbrio emocional se quebra? Quem é responsável? A quem atribuir culpas? E será que as há? Com a sua vasta e riquíssima experiência profissional, Daniel Sampaio dá-nos as pistas, tenta encontrar as respostas, ganha a confiança de quem no maior dos desesperos o procura. Ele é a ponte para essa terrível fronteira em que a realidade se perde e o abismo espreita.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722114646 / 9789722123075
Publicação: 2002 / 2012

Tudo o Que Temos Cá DentroTudo o Que Temos Cá Dentro

Daniel Sampaio, psiquiatra, terapeuta familiar e professor, tem tido nos últimos anos um papel fundamental em intervenções várias nos jornais, rádio e televisão, na abordagem da adolescência. Publicou ainda várias obras, bem conhecidas do público, onde aborda temas como a escola, a família, o suicídio. Depois de “A Arte da Fuga”, chega agora um novo livro, “Tudo o que Temos cá Dentro”, a meio caminho entre o romance e a descrição de uma psicoterapia, que tem o suicídio como ponto de partida. Temos o relato ficcional que o terapeuta faz das sessões, um monólogo interior do paciente e uma espécie de carta pos-mortem do suicida, uma história envolvendo os vários pontos de vista dos seus protagonistas. Uma leitura fundamental para todos os que se interessam pela adolescência e pelos problemas que lhe vêm associados.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722113540 / 9789722123259
Publicação: 2000 / 2012

A Arte da FugaA Arte da Fuga

A Arte da Fuga é um livro sobre a intimidade, experiência emocional só possível com proximidade face a outro, partilha de sentimentos entre duas pessoas e maturidade construída ao longo de uma viagem. Nesta obra fala-se de afectos positivos e negativos, de comunicação clara e paradoxal, de espaços privados e de serviços psiquiátricos públicos.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722112659 / 9789722121880
Publicação: 1999 / 2012

Vivemos Livres Numa PrisãoVivemos Livres Numa Prisao

«Vivemos Livres Numa Prisão» é uma obra que nos fala de duas problemáticas particularmente pertinentes. A primeira parte aprofunda o problema da adolescência no espaço escolar e as estratégias para se lidar com situações problemáticas. A segunda parte debruça-se sobre a Anorexia Nervosa, nomeadamente o diagnóstico, as causas, a avaliação e o tratamento, o internamento e a prevenção desta doença. Uma obra útil e oportuna para adolescentes, pais, professores e especialistas desta área da saúde.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722111812 / 9789722123303
Publicação: 1998 / 2012

A Cinza o TempoA Cinza do Tempo

A Cinza do Tempo reúne cerca de 60 crónicas publicadas pelo autor na imprensa entre 1993 e 1997. Nelas encontra o leitor uma reflexão serena e segura sobre alguns dos problemas centrais do nosso quotidiano — o ensino, a família, a droga, o suicídio juvenil, a adolescência.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722111218 / 9789722121897
Publicação: 1997 / 2012

Voltei à EscolaVoltei à Escola

Esta obra fala da adolescência no espaço escolar. Professores, estudantes e pais percorrem as suas páginas, em momentos da vida da escola, desde as aulas aos tempos livres e aos debates sobre temas diversos. Discutem-se estratégias para lidar com situações problemáticas, como a indisciplina e o suicídio, e conversa-se sobre o presente e o futuro da escola. São feitas propostas para melhorar o clima escolar e divulgam-se os resultados preliminares de um vasto inquérito realizado a estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722110457 / 9789722123310
Publicação: 1996 / 2012

Inventem-se Novos PaisInventem-se Novos Pais

Depois da publicação de” Vozes e Ruídos”. “Diálogos com adolescentes” o professor Daniel Sampaio volta ao contacto com o público, agora com «Inventem-se Novos Pais». Desta vez o diálogo é com os pais. Sobretudo para lhes chamar a atenção para os filhos. Os Adolescentes têm de ser ouvidos, têm de ser entendidos pelos pais através de sinais que emitem. Com este livro, o professor Daniel Sampaio ajuda os pais a interpretar esses sinais, a elaborar a resposta certa. Para que o diálogo se mantenha, e, com o diálogo, a possibilidade de uma relação saudável entre pais e filhos. “Inventem-se Novos Pais” é, em suma, um livro indispensável para todos quantos querem levar a cabo com êxito a difícil tarefa da paternidade.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722109031 / 9789722123044
Publicação: 2002 / 2012

Vozes e RuídosVozes e Ruídos - Diálogos com adolescentes

«Quem quiser encontrar neste livro longas teorias científicas, revisões de literatura sobre o tema ou novas descobertas teóricas, deve fechá-lo imediatamente.»

É com estas palavras que o Professor Daniel Sampaio abre este seu novo livro – Vozes e Ruídos. Diálogos com Adolescentes. Já o anterior – Ninguém Morre Sozinho – sendo embora uma tese de doutoramento, alcançou um enorme êxito junto dos leitores.
O Professor Daniel Sampaio sabe aliar o rigor científico, que dá ao leitor a confiança no que lê, com a simplicidade da exposição, que fez do texto uma janela aberta, amplamente aberta.
Vozes e Ruídos. Diálogos com Adolescentes é isso mesmo: uma janela aberta, sem cortinas, pela qual nos vemos a nós próprios, jovens ou adultos.

Disponível em: Livro e eBook.
ISBN: 9789722108324 / 9789722123327
Publicação: 2002 / 2012

Ninguém Morre SozinhoNinguém Morre Sozinho

«[…] Quanto a mim, o principal mérito deste livro reside no facto de, sem nunca abandonar o rigor científico, tocar o leitor pouco habituado a este género de escritos no mais íntimo de si mesmo: a sua adolescência e a sua morte, a sua alegria e a sua dor. Creio firmemente tratar-se de uma das raras obras de cuja leitura se sai diferente: mais abertos a nós próprios e ao que nos rodeia, mais conscientes e serenos acerca da aventura de viver. Porque, em derradeira análise, é somente isto que Daniel Sampaio é: um mestre da vida e da lucidez do amor.»

António Lobo Antunes

Disponível em: Livro.
ISBN: 9789722105484
Publicação: 1991

Terapia FamiliarTerapia Familiar

Esta obra, tendo sido pensada e escrita para um público específico, de técnicos da especialidade, acabou por ter eco num outro, muito mais vasto, em todos aqueles, jovens ou adultos, que gostam de pensar e de reflectir sobre as questões que se relacionam com a (sua) organização familiar.
“Tratar as famílias, modificá-las de fora para dentro, não é actualmente o objectivo fundamental da terapia familiar. Cada agregado familiar possui um funcionamento próprio e o papel do terapeuta é o de construir, com a família, um contexto onde surja uma nova auto-organização não disfuncional”.

Disponível em: Livro.
ISBN: 9789723601367
Publicação: 1985